A história do SinQ

A nossa existência se deve graças aos trabalhadores da época de 1961, que enfrentaram preconceitos e dificuldade para criar a Associação Profissional dos Trabalhadores Químicos e Farmacêuticos de Guaratinguetá.

Em 11 de junho de 1961, às 9h, no centro Social de Guaratinguetá, foi criada a associação, a fim de reivindicar melhorias das empresas nas quais trabalhavam, que eram na época: a antiga fábrica de explosivos (BROCA E MEIRELLES) e a Idrongal, atualmente conhecida como BASF S/A. A primeira reunião reivindicatória ocorreu em 11 de julho de 1961.

A criação do Sindicato foi solicitada, em 1962, por meio do processo n° 22.155, para o Departamento Nacional do Trabalho (DNT), assim conhecido na época.

O objetivo era poder negociar com a Confederação Nacional do Trabalhador na Indústria (CNTI), através do grupo 10, com o qual negociamos até hoje a nossa Convenção Coletiva.

O estatuto do Sindicato foi aprovado em 15 de junho de 1963, pelo então ministro dos Negócios do trabalho e Previdência Social. 

Então, podemos dizer, nasceu o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Guaratinguetá.

A eleição para a criação da primeira diretoria da entidade foi em 1° de setembro de 1963. A sede própria do Sindicato, que fica no bairro do Campinho em Guaratinguetá, foi adquirida em 31 de agosto de 1977.

A partir daí, então, começa a nossa história de lutas e conquistas, as quais deram origem ao nosso slogan: “SOLIDARIEDADE NOS FORTALECE!”

Compartilhe este post:

Veja também: